sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tireóide

google imagens




Bom dia meninas!!!!



A sete anos atrás devido a uma fraqueza que sentia procurei um endocrinologista, pois, todos diziam que poderia ser problemas na tireóide. Fui e foi constatado que eu tinha hipotireoidismo, ou seja, a glândula da tireóide produzia pouco hormônio o que me deixava tão fraca.

Passei a tomar o remédio que fazia a reposição deste hormônio e durante uns dois anos fiz o tratamento certinho, mas daí fui relaxando e acabei por parar por conta própria e nunca mais fiz o controle do tal hormônio.

Quando fui fazer a minha consulta com o ginecologista pedi que ele fizesse o pedido dos tais exames para verificar como estava a minha tireóide. Fiz, e no dia do retorno ele olhou e disse que estava tudo certo. Na minha humilde opinião não estava assim tão certo, pois, as taxas de referência do TSH eram de 2 a 5µUI/ml e o resultado do meu exame tinha dado 9,79µUI/ml, mas como o médico disse que estava tudo bem acreditei.

Um dia desses lendo o blog da JuChicrala encontrei este post falando sobre o HIPOTIREOIDISMO NA GESTAÇÃO, foi ai que me dei conta de que se tratava de uma coisa seria e no post ela dizia que a taxa de TSH das mamães deveriam ser mantidas em 2,5µUI/ml, esperai o meu estava 9,79µUI/ml, foi então que decidi que procuraria um endocrinologista urgente.

Na segunda-feira passada foi a minha consulta, o médico só atrasou 2h, quando entrei dentro do consultório ele pegou a minha ficha e disse quem demorou mais eu pra atender (2h horas de atraso) ou você (7 anos) pra voltar aqui??? Me perguntou se eu estava tomando o hormônio direitinho e eu disse que não, que havia parado a uns 5 anos atrás. Daí ele me perguntou o que me trazia ali e eu respondi que o meu cabelo estava muito fraco e as unhas também que eu sofria bastante com intestino preso, tudo isso sintomas do hipotireoidismo, então ele me perguntou se eu sentia descrença e eu disse que muito, às vezes eu quero fazer alguma coisa, mas não tenho ânimo sabe, me perguntou se eu costumava esquecer as coisas e eu respondi “demais”, se havia ganhado peso eu respondi bastante no mínimo uns 10 kg. Me perguntou também se eu tomava AC e eu respondi que não, se a minha menstruação era regulada e eu disse que sim, nessa hora minha mãe comentou com ele que inclusive eu estava tentando engravidar.

Como eu tinha feito o exame em novembro eu levei pra ele ver, quando eu entreguei, ele disse nossa o seu TSH esta muito alto, provavelmente você ainda não engravidou por isso, quando ele esta muito alto ele causa infertilidade na mulher, e se você tivesse engravidado provavelmente você teria sofrido um aborto. (EU QUASE CAI DE COSTAS QUANDO ELE ME FALOU ISSO).

Na mesma hora ele já receitou o hormônio e fez os pedidos de exame novamente, devo retornar com 30 dias com os resultados nas mãos pra ver se o hormônio já fez efeito. Ele disse que é muito importante que durante a gestação o TSH esteja controlado. Ah ele aproveitou e fez o pedido do exame de fertilidade também.

Bom é isso, sei que o post ficou enorme e até cansativo, mas tinha que contar essa experiência pra vocês, afinal tratasse de uma doença que deve ser tratada de perto, pois, é ela quem comanda todo o nosso metabolismo.

Bjim e fiquem com Deus, um ótimo final de semana a todas!



4 comentários:

  1. oi querida, tomara que você consiga tratar logo esse tireóide e engravidar do seu sonhado bebê...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nó tinha tempo que não visitava seu cantinho... kkkkkkkkk...
    Deus está contigo...
    Bjs.
    Amo um tantão...

    ResponderExcluir
  3. oi querida, vim pra te desejar um ótimo fds..

    beijos pra vcs

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Se quiser mais informações sobre hipotireoidismo, por favor visite o www.mulhersemfalta.com.br

    ResponderExcluir